RAZÃO 1 - O AMOR

Modelos: Camilla Naim e Vyctoria Zagatti
Não só o amor, ser amado. Não necessariamente pelas pessoas que amamos. Ser amado por seja lá quem for, desde que realmente seja amor.








Razão 2 - O Autoconhecimento

Modelo: Beatriz Nastari
Rótulos e julgamentos não dizem quem você é ou quem você deve ser. Quando o sofrimento tomar conta dos seus pensamentos, lembre-se: todos os seus problemas são proporcionais ao que você é capaz de suportar. Prepare sua mente, a confiança lhe guiará.




Razão 3 - O Brasil

Modelo: Vitória Cerqueira
O lugar de onde viemos é fundamental para criarmos nossas raízes e permanecermos aqui. Embora não seja um momento propício para o país em termos políticos e socioeconômicos, não podemos negar que o Brasil é de longe um dos lugares mais bonitos do mundo. Ao se deparar com uma paisagem brasileira, agradeça e pense: esse é o meu lugar.

Razão 4 - O Místico 

Modelo: Juliana Maria
Mesmo crendo, a inteligência humana tem grande dificuldade de explicar o misticismo. Mas nada mais é do que acreditar no que parece inacreditável, como por exemplo: o benefício que o caos pode trazer. Algo maior, com a capacidade de manter o equilíbrio necessário. "Já ouviu falar do efeito borboleta, certo!? Se uma borboleta bate suas asas na hora e lugar certos, pode causar um furacão a milhares de distância. É a teoria do caos. Mas a teoria do caos não fala exatamente sobre o caos, fala como uma pequena mudança em um grande sistema pode afetar tudo. A teoria do caos: parece dramático, mas não é. Pergunte a um matemático, ou melhor ainda, pergunte a alguém que já esteve em um furacão. Tudo afeta tudo."Acredite em algo, bote muita energia e só receba recíproco."

Razão 5 - O Universo

Modelo: Thais Joanes
Planetas e constelações são símbolos para a astrologia. Não podemos nos esquecer que somos -sejamos planetas, plantas ou seres humanos- parte de algo maior chamado Universo. Portanto, não é o planeta lá longe que se “mexe” nos causando um determinado efeito. A astrologia nos ajuda a entender a subjetividade da vida e todas as tramas que estão, claramente, fora do alcance dos nossos olhos e sentidos conscientes e óbvios. Entenda o Universo e a vida como causa e efeito e se sinta vivo.


Razão 6 - A Luz

Modelo: Andressa Robles
Está em tudo que se vê, está dentro de você.






Razão 7 - Os Estados Unidos

Modelos: Amanda Vieira, Luíza Leitão, Maria Eduarda Salles, Nayara Ramalho e Victoria Mendes
Figurino: Mariana Neves
Fotos: Lara Leitão
Escolhi esse tema porque foi o destino da minha primeira viagem internacional (Orlando/Disney) e sempre lembro de como fiquei feliz ao poder vestir a minha irmã de Sininho que era o meu sonho. Então, para representar a temática do ensaio, escolhi o meu filme favorito da Disney, o da Tinker Bell, só que dessa vez eu é quem me visto a caráter. Pra isso, montei um ensaio voltado para o elemento de cada fada como representado no filme.

Razão 8 - A Amizade

Modelos: Camila Reis, Carolina Bellucio, Caroline Marques e Luíza Leitão
Fotos: Valéria Leitão
A escolha das plantas como adereços na maquiagem foi proposital porque assim como as plantas, a amizade precisa ser cultivada, regada e amada. Em todas as minhas situações de desespero, tive amigos com quem eu podia contar, embora eu achasse que não, embora o mundo dentro de mim me dissesse o contrário. Sou extremamente grata aos meus amigos, eles foram pessoas mais do que importantes na minha recuperação, e pra representá-los, escolhi as amigas que carrego comigo desde criancinha.

Razão 9 - A Pessoa

Modelos: Luiza Baeta e Luíza Leitão
Fotos: Valéria Leitão
Quando tenho um problema, ela é a primeira pessoa com quem eu posso contar. Confio de olhos fechados, abertos ou pintados. Ela já me salvou de algumas recaídas e, mesmo não sendo uma profissional da área da saúde mental, ela soube o que fazer quando eu precisei. Agradeçam sempre por terem pessoas assim com vocês! Para todo sentimento ruim há um sentimento bom que pode amenizá-lo e essa pessoa sempre vai saber te ajudar a encontrá-lo.

Razão 10 - O Dinheiro 
Modelos: Isabela Pierotti, Jessica Mello, Jessica Costa, João Pedro Santos, Luiza Kneip, Luíza Leitão,
Maria Eduarda Lopes, Rodrigo Rodrigues e Roger
Figurino: Savage Company
Fotos: Allan de Thuin
É a realidade. O dinheiro entra como uma razão ingrata que se você entende, pode aprender muito sobre como se sentir em relação ao mundo. Não tem jeito, o dinheiro não traz felicidade, mas é ele que nos leva a realizarmos nossas conquistas. Ele (ou a falta dele) era um dos motivos que me atingia e, certamente atinge muitas pessoas também. No meu caso, aprendi que a vida por vezes vai girar em torno disso e que, se a gente não souber como entrar nessa onda, saímos perdendo. Então é importante estarmos felizes sob a forma que adquirimos esse dinheiro para que, além do uso necessário, consigamos produzir bem-estar e qualidade de vida.

Razão 11 - A Família

Modelo: Daiane Meinicke e Luíza Leitão
Fotos: Valéria Leitão
Me apegar as pessoas que realmente se preocupavam comigo foi uma das formas que eu consegui de tirar o foco dos problemas que estavam na minha cabeça. E essas pessoas são a minha família. Escolhi essa maquiagem pra representar o que somos por dentro e que isso não interfere na nossa relação em conjunto embora sejamos extremamente diferentes. É muito importante que a família saiba entender um pouco mais do assunto para saber como lidar e ajudar a pessoa que luta contra a doença. Quando uma família se une para ajudar um dos membros, o resultado pode ser uma sensação maior de força para toda a unidade familiar.





Razão 12 - PORTUGAL

Modelo: Eduardo Guimarães
Escolhi colocar como razão cada um dos países que tive a oportunidade de conhecer porque além de amar viajar, depois de viver tempos tão difíceis, sou muito grata por ter tido a oportunidade de conhecer lugares tão incríveis antes mesmo de sair da escola. Nessa razão especificamente vou falar do Castelo de São Jorge, que foi o lugar que mais me encantou em Portugal. E pra fazer essa razão ser bem especial, escolhi caracterizar o meu pai, porque além dele ser o responsável por me fazer conhecer esses lugares maravilhosos, é a ele a quem dedico essa razão.





Razão 13 - A Itália

Modelo: Valéria Leitão
O lugar mais lindo que pude conhecer profissionalmente falando. A arquitetura de lá é surpreendente para os amantes da arte e por isso, sem dúvida alguma, essa razão vou dedicar à minha mãe. Arquiteta e idealizadora de todos os meus sonhos, a quem agradeço por me ajudar a transformar minhas ideias impossíveis em trabalhos práticos. Tal como fez com esse aqui.






Razão 14 - A Irmandade

Modelo: Lara Leitão
Figurino: Danny Davalon
Costumo dizer que fui o rascunho e minha irmã a perfeição. Sou extremamente grata por ter nascido e sido criada na mesma família que ela. Em todas as vontades horríveis que passaram pela minha cabeça, era apenas pensar na sua existência que eu mesma me impedia por dentro. Minha irmã é sinônimo de alegria, diversidade, aceitação e novidade o tempo inteiro. Quanto ao tema do ensaio, pedi que ela escolhesse algo que a remetesse a mim.





Razão 15 - A Argentina

Modelos: Beth Serralheiro, Bruna Menezes, Erik Serralheiro, Laura Vaz, Milena Dias, Pietra Almeida e Rafaela Silva
Maquiagem auxiliar: Claudio Rosa e Valéria Leitão
Para agregar a lista de países conhecidos e aproveitar pra fazer uma crítica a uma ideia que discordo totalmente, escolhi falar do lugar que mais me chamou atenção (negativamente) quando visitei a Argentina. O zoológico ‘Zoo Lujan’ é bem atrativo aos turistas por ser o famoso lugar que ao visitar, você leva de brinde fotos com animais como leões, tigres e elefantes. Só que na visita, pude perceber o quão horrível é pro animal estar ali a mercê de humanos, quando na verdade aquele não é o lugar propício para o animal. Os bichinhos são dopados (inclusive por turistas que muitas vezes não sabem) e isso é tratado com muita naturalidade no local. Em homenagem a esses e muitos outros animais que sofrem por causa de nós, humanos, reuni um grupo de amigas da minha irmã e fiz maquiagens com alguns dos animais do zoológico.

Razão 16 - O Paraguai

Modelo: Mirela Nery
Quando visitei o Paraguai na verdade fui visitar uma das minhas amigas que se mudou pra Foz. E pra ser sincera, naquela época eu não estava indo só fazer uma visita, eu estava mesmo era tentando fugir dos meus problemas. E mesmo sabendo que fugir não resolveria minha dor, eu buscava alguma forma de me sentir reconfortada. Mesmo sabendo que a minha situação não era das melhores naquele momento, minha amiga me recebeu de braços abertos. Então ninguém melhor do que ela pra representar essa razão.

Razão 17 - A Própria Vida

Modelo: Luíza Leitão
Fotos: Allan de Thuin


















NENHUMA 
IDEIA
VALE
UMA
VIDA